Um dos principais vectores de actuação no famoso power point apresentado por Domingos Soares de Oliveira para "dominar a ciência da vitória", passava por "aumentar a influência e controlar o poder da Federação". Está dado o mote para analisarmos alguns factos relacionados com a ligação entre o Benfica e a FPF.
O mítico episódio da "Porta do Cavalo".
![]() |
Email divulgado pelo site Mercado de Benfica |
No dia 21 de Setembro de 2009, Domingos Soares de Oliveira envia um email para Paulo Gonçalves onde diz que o acordo entre o Benfica e a FPF para a cedência do Estádio da Luz para o Portugal-Hungria está fechado. Mais informa que o "GM vai paga pela porta do cavalo mais 50k". Facilmente identificamos GM como sendo Gilberto Madaíl, presidente da FPF, nesta fase.
Recordado este triste episódio - que ainda hoje continua por explicar - quero fazer uma análise aquilo que tem sido as escolhas da FPF em relação aos estádios onde a selecção disputa as suas partidas.
Outra vez no Estádio da Luz
A FPF anunciou ontem os estádios onde serão disputados os dois jogos de preparação para o Mundial. O Portugal-Tunísia será disputado no Municipal de Braga e no Estádio da Luz a selecção jogará diante da Argélia.
Altura para recordarmos os encontros realizados pela selecção A em território nacional.
O lobby dos €stádios
![]() |
Todos os jogos realizados em território nacional depois do Euro 2004 - Contando já os próximos dois jogos com Argélia e Tunísia. |
Contando já com os dois próximos jogos (Argélia e Tunísia), Portugal conta com 73 jogos oficiais em território nacional. Cerca de 21% desses jogos foram realizados no Estádio da Luz. Em termos absolutos estamos a falar de 15 jogos realizados no Estádio da Luz, o que corresponde a mais do dobro dos jogos realizados em Alvalade e no Dragão juntos. Alguém consegue perceber isto?
Um pipa de massa
Nos emails ficamos a saber que no tal jogo da "porta do cavalo" foram pagos 200 mil euros ao Benfica pela utilização do Estádio. E aqui não estão contabilizados os 50 mil euros pela porta do cavalo ou a cláusula adicional de mais 75 mil euros caso o Estádio tivesse mais de 60 mil espectadores nessa partida. Fica claro que estamos a falar de muito dinheiro que entra nos cofres do Benfica.
Lobby político!?
Reparem como o Estádio do Algarve e do Dr.Magalhães Pessoa em Leiria estão no pódio. Convém dizer que estes são os únicos estádio construídos para o Euro 2004 que são geridos pelas autarquias. Será coincidência, ou será que a ligação de Tiago Craveiro à política está a influenciar estas decisões? Porque razão tem interesse a FPF em dar tantos jogos e estas magníficas receitas a estas autarquias? A FPF não deveria ajudar os clubes a se desenvolverem? Com receitas deste género porque é que a FPF não leva os seus jogos a estádios que necessitem de remodelações, condicionando a receita à obrigação de remodelação dos recintos desportivos? Estádios míticos como o Bonfim, Restelo, São Luís, Estádio do Mar, Estádio dos Arcos, São Miguel nos Açores ou até o municipal de Chaves não merecem uma ajuda por parte da FPF?
Os clubes não dizem nada?
Custa-me perceber o porquê de os restantes clubes da nossa Liga não abrirem a boca em relação a isto. Será que uma receita dentro destes valores não daria jeito? O G15 não tem nada a dizer? Pois é...
Não há ninguém que diga algo em relação a isto? O Governo não tem nada a dizer sobre o facto de uma instituição com o estatuto de utilidade publica fazer este tipo de discriminação? Onde está a tão apregoada descentralização? Só as gentes do litoral têm direito a ver os jogos da selecção?
Para que não restem dúvidas, fiquem agora com os dados desde o dia em que Fernando Gomes assumiu a liderança da FPF.
A presidência de Fernando Gomes
![]() |
Todos os jogos realizados em território nacional na Presidência de Fernando Gomes - Contando já os próximos dois jogos com Argélia e Tunísia. |
Como podem verificar, na presidência de Fernando Gomes o "esquema" ainda fica mais evidente. Benfica tem 8 jogos no seu estádio, enquanto que Porto e Sporting têm apenas duas partidas. Guimarães e Coimbra contam com apenas uma partida, mas o Estoril tem dois jogos. De facto, tudo isto é fantástico. E reparem bem como com a entrada de Fernando Gomes e Tiago Craveiro permitiu uma nova vida aos estádios geridos pelas autarquias.
O último jogo da selecção nacional em Alvalade foi realizado em Setembro de 2015. De lá para cá a selecção foi jogar ao Estádio da Luz por umas incríveis 4 vezes e 1 vez ao Dragão. Tudo normal. Posto isto, não contem comigo para dar dinheiro a esta gente.
Texto de: Mister do Café
Sem comentários:
Enviar um comentário